Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueNotíciasReview

Speedollama | REVIEW

Continua após a publicidade..

Com um protagonista inusitado e muita ação e diversão, Speedollama é até o momento, um dos jogos mais viciante e pegajoso que coloquei a mão nos últimos tempos. O game prova mais uma vez, que diversão e originalidade caminham juntos, e nem sempre, em títulos AAA. Confira abaixo nossas impressões sobre a lhama mais casca grossa do pedaço.

  • Jogo: Speedollama
  • Desenvolvedora: Chaosmonger Studio
  • Publicadora: Chaosmonger Studio
  • Lançamento: 21 de outubro de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Plataforma 2D / Tiro
  • Plataformas: PlayStation, Xbox, Switch, Steam Deck, PC
  • Site Oficial: Chaosmonger

A divertida guerra entre lhamas e alpacas

A primeira vista, nosso protagonista é o mais improvável dos animais, já que pouco de nós já se imaginou jogando com uma lhama bestialmente armada e cheia de pressa. Não bastando isso, os desenvolvedores da Chaosmonger Studio deixaram nosso protagonista com uma pegada ainda mais radical e estilosa, como podemos notar nos primeiros minutos do jogo.

Continua após a publicidade..

Nossa história começa quando uma velha lhama sábia recruta um grupo de mercenários de elite para uma missão quase impossível: destruir o exército de alpacas que travou uma guerra brutal para exterminar as lhamas e dominar o mundo. Equipadas com uma poderosa máquina de escavação de túneis, as lhamas embarcam em uma jornada bizarra, cavando a terra, coletando substâncias estranhas e lutando contra as implacáveis forças das alpacas junto com seus aliados bestiais

Speedollama é uma mistura divertida de diversos jogos como Metal Slug e Jetpack Joryde e, trazendo o melhor de cada um desses jogos. Podemos escolher entre três personagens, e ao fazer isso, somos lançados diretamente no jogo. Cada um desses personagens possuem características diferentes, sendo mais rápido, forte e com maior quantidade de energia, por exemplo.

Durante as fases, ganharemos pontos que podemos usar na loja do jogo que pode ser acessada entre as fases ou após você morrer. Melhorar o personagem é preponderante para poder seguir em frente no jogo. Inicialmente, temos um mapa mais curto e inimigos menos agressivos, mas conforme avançamos, isso muda drasticamente. Saber se localizar no mapa é a melhor estratégia para conseguir a quantidade necessária de cristais para abrir o portal para a próxima fase.

Em Speedollama, não basta chegar ao final de cada mapa antes do tempo acabar. Temos de recolher determinada porcentagem de cristais para ativar nosso módulo de fuga. A diversão está em correr pelo mapa enquanto recolhe os itens e luta contra inimigos em um mapa cheio de andares e passagens secretas. Ainda que seja um jogo de correr e atirar, Speedollama tem muita verticalidade, e explorar o mapa correndo contra o tempo é o que torna o game ainda mais divertido.

A escolha entre a exploração e a obrigatoriedade de correr contra o tempo enquanto busca pelos recursos para abrir o portal, deixam o game alucinadamente divertido e dinâmico. Você correrá como um louco enquanto atira e pula como um desesperado. O ponto negativo fica por conta do mapa, poderia ser mais intuitivo, acessar ele pode custar um tempo precioso. Além disso, no final de cada conjunto de fases, teremos de enfrentar um chefe, deixando as coisas ainda mais desafiadoras. Vale ressaltar que esses inimigos pontuais poderiam ser mais trabalhados, principalmente por serem o ponto alto das fases.

Speedollama está disponível para Nintendo Switch e também pode ser jogado no Steam Deck livre de problemas, conforme revela o desenvolvedor. Enquanto divertido nos consoles de mesa e no PC, em dispositivos portáteis é que o jogo mostra sua verdadeira vocação. Com partidas rápidas e apressadas, o game funciona muito bem quando jogado em um portátil. Jogamos ele no Steam Deck, e logo passamos mais tempo jogando no portátil da Valve que nos consoles. Tanto no modo portátil quanto no Deck, não percebemos nenhum problema relacionado a travamentos ou taxas de FPS.

Para jogar em todo lugar

Os gráficos também não fogem do comum visto em jogos de plataforma indie. Ainda que não impressione, temos um visual agradável e inimigos bem detalhados, com uma aparência agressiva, mas divertida. O jogo usa o tradicional estilo pixelado, com cores vibrantes e um paralax bem aplicado. Em suma, o jogo bebe da fonte dos melhores jogos da era 16Bits, algo que por si só já chamará a atenção. Anda que tenha uma boa diversidade, a sensação é de repetição, não que isso seja ruim, seja na montanha, nos vales ou nas praias, a diversão está presente, bem como a qualidade gráfica.

O FPS é constante, e você não verá quedas abusivas. Vale destacar é que as fases em Speedollama são únicas a cada jogada, gerando uma nova experiência a cada tentativa, nem adianta tentar memorizar os itens a cada jogada. Como o jogo é gerado processualmente, temos um jogo novo a cada tentativa, deixando o game com uma longevidade que faz as coisas valerem a pena. Você deve ter pensado em algo roguelite, mas, na verdade, o game não tem essa característica apenas pelo fato de gerar novas áreas. Speedollama não é sobre isso.

Ademais, ainda que as fases sejam geradas processualmente, o game pode ser um pouco repetitivo, principalmente para quem gosta de passar horas jogando. Manter sempre o mesmo objetivo principal foi um erro. A Dev poderia ter colocado diferentes exigências para o jogador conseguir sair das fases, gerando mais diversidade para a longevidade do game. Novamente, são detalhes que não tornam o game ruim, apenas poderia ser mais divertido.

Sonoramente falando, o jogo segura a onda, as músicas incentivam o jogador a manter o frenesi, enquanto os efeitos sonoros são os mais variados e divertidos possíveis. Jogando nos alto-falantes do Steam Deck, os efeitos e músicas ganham uma característica ainda mais divertida.

Speedollama — Vale a Pena?

Jogos com uma cara mobile invadindo consoles de mesa e PC não são mais novidades, e conforme os PCs portáteis como o Steam Deck, Legion Go e ROG Ally vão se popularizando, mais e mais jogos nesse formato vão estar chegando. Speedollama é um jogo divertido, frenético e cheio de estilo. Correr pelo cenário desviando e coletando cristais enquanto explora mapas que nunca se repetem e divertido.

Vale ressaltar que o game não foi desenvolvido pensando no jogador que cogita passar longas horas jogando, Speedollama é um jogo feito para ser curtido em partidas rápidas. Isso vale ainda mais se você está passando por apuros em um jogo mais hardcore ou esperando em alguma fila e até mesmo em uma viagem de carro. Diversão casual é sempre bom.

Esse jogo foi cedido gratuitamente pela Keymaler — Agradecemos a cortesia.

Speedollama | REVIEW

Gráficos - 6.5
Jogabilidade - 6.5
Diversão - 7
Som - 6.5
Dificuldade - 6.5
Fator Replay - 7.5

6.8

Bom

Speedollama é um jogo descompromissado, com uma diversão rápida, pensada para quem não tem um tempo de sobra e quer apenas jogar e se divertir, desligar o console voltar aos afazeres. Com um personagem impar e carismático, fases que não se repetem e uma jogabilidade simples, a diversão ocasional é certa.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo