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Wo Long: Fallen Dynasty | Review da demo

A mitologia japonesa é bastante abordada desde os 1980 e 1990, mas a mitologia chinesa é pouco aproveitada, e olha que ela é tão rica quanto a mitologia japonesa. Quem ai não assistia os filmes do Jet-Li em que ele desfilava trocando socos e chutes para todos os lados, praticamente voava de um canto ao outro parecendo mais um balé misturado com artes marciais.

Pois bem, os responsáveis pela série NioH estão trabalhando em um game com essa temática. Explorando as mitologias chinesas, artes marciais, e claro como não poderia deixar de ser, terá monstros e demônios. Eu particularmente gosto da franquia NioH e, até a chegada de Elden Ring, o primeiro NioH era o meu “soulslike” preferido. Acho muito interessante à forma como a Tecmo Koe buscou para criar um “clone” de Dark Souls, mas contendo sua própria personalidade e isso difere de vários outros games por ai que buscam usar as mesmas mecânicas do que os jogos da From Software, usando até mesmo o esquema de botões da série Souls.

Com isso, Wo Long está previsto para o começo de 2023 para Xbox X|S e PS5. Mas graças à TGS 2022 (que por sinal foi um evento fraco e chato, sendo salvo apenas por Street Fighter 6), a Tecmo Koe disponibilizou semana passada uma demo por tempo limitado de Wo Long para PS5 e Xbox X | S e eu pude jogar essa demo tanto no PS5 quanto no Xbox Serie S e trago agora como o game está, pelo menos na demo.

Antes de qualquer coisa, eu sei que isso é apenas uma demo e com toda certeza muitas falhas aqui serão arrumadas na versão final, mas uma demo é a apresentação, a degustação de um jogo. Por mais que a demo informe que este não é um produto final e que haverá mudanças, boa parte do que vemos nessa demo estará na versão final. Também devo dizer que, assim como descrito no livro “Sangue, Suor e Pixels” de Jason Schreier, 90% das empresas destacam um grupo de pessoas e solicita que elas criem uma demo do seu jogo para que fique disponível até a data de um determinado evento, uma E3 ou TGS da vida, e o tempo de criação dessa demo é de 2, com sorte 3 meses antes do evento específico. Sendo assim, é pouco tempo para se criar uma demo sem problemas, mas é muito tempo de defasagem sobre o produto original que está sendo criado. Por isso eu tenho criticas positivas e negativas sobre a demo e não posso passar um “pano” só porque é uma demo.

O primeiro diferencial que percebi aqui entre as versões do PS5 e Xbox Series S é que, no console da Sony, o game pergunta se queremos jogar com o modo desempenho ou modo qualidade, já no console da Microsoft não existe essa opção. Não sei dizer se o Xbox Series X tem esses modos, mas no modelo S não tem e isso faz diferença, mas irei abordá-las mais à frente.

De inicio, podemos escolher o idioma das vozes no game, passando por inglês, japonês e chinês, bem interessante por sinal, logo após podemos criar o nosso personagem, indo desde gênero, tom de pele, tipo físico, cortes de cabelo etc. Com o personagem criado, podemos escolher se queremos participar do tutorial e é nele que aprendemos todas as mecânicas do game, até porque, é um tutorial né. O esquema de botões é o mesmo de NioH, ou seja, ataque rápido é com o botão A, ataque forte com o Y, defesa no LB, RB usa magia, além de podermos usar dois tipos de armas melee (um machadão e uma espada), sendo possível alternar entre elas apertando para cima ou para baixo no D-pad. Também podemos levar duas armas de longo alcance e ter um espírito guardião, que pode variar entre um bicho que voa (para mim é uma fênix, mas na mitologia chinesa, não faço ideia do nome dela), uma tartaruga, um cavalo e um dragão. Cada um deles pode ser usado de forma ofensiva ou defensiva. O bicho que voa pode soltar fogo e deixar o inimigo queimando por um tempo, já o dragão cria um espaço de cura e fica curando o personagem por um tempo.

Feito o tutorial, o game pergunta se você deseja começar de forma ofensiva, tendo mais atributos de ataque, defensiva, com mais atributos de defesa ou neutro, com atributos iguais. Depois disso, você é colocado direto na fase e o objetivo é derrotar o boss desse local.

O grande diferencial de Wo Long é que não temos uma barra de stamina que vai se esvaziando enquanto atacamos ou esquivamos, em seu lugar temos uma barra de guarda, que ao receber muito golpes, pode se quebrar e deixar o nosso personagem cansado e vulnerável para receber ataques. Isso também serve para os inimigos e o melhor esquema é saber qual tipo de ataque, rápido ou forte surte mais efeito neles. Uma coisa bem legal introduzida em Wo Long é o sistema de Parry, ou como é chamado aqui de “defletir” um ataque. Cada inimigo pode nos atacar e, nós podemos nos defender sem maiores problemas, mas sempre que um inimigo brilhar em vermelho, ele soltará um ataque indefensável e a única forma de fugir dele é esquivando ou, apertando o botão B na hora que o golpe for atingir o personagem. Isso fará com que nós possamos dar um “chega pra lá” no ataque, deixando o inimigo vulnerável por alguns instantes, ficando aberto para tomar muita porrada. O defletir é extremamente necessário contra os bosses.

Assim como qualquer souls Like da vida, temos um local em que podemos descansar, usar os pontos ganhos para distribuir em certas categorias como ataque, defesa, uso do defletir entre outros, assim podemos evoluir nosso personagem para que fique mais forte e com um equip load melhor para carregarmos armaduras mais pesadas e com maiores defesas. Sempre que encontrarmos um palanque, podemos colocar uma bandeira, que na demo não explica o que é ou de quem é, e nesse local podemos descansar e evoluir, mas, sabendo que, todos os inimigos voltaram à vida se descansarmos nesse local.

A demo conta com inimigos de espada, arcos, espadão e tem até bichos do folclore chinês como enormes tigres e pássaros gigantes e caso fique muito difícil, é possível chamar algum outro jogador para auxiliá-lo no percurso e até ajudá-lo a passar o boss. Também é possível chamar um NPC para auxiliar em sua jornada e posso dizer que ajuda pra caramba. O jogo fica muito mais fácil se você chamar alguém, mesmo que um NPC para ajudar a passar pela fase.

Agora enfim vamos falar sobre a parte técnica da demo de Wo Long. Os gráficos não me chamaram muito a atenção e devo dizer que se parecem muito com os gráficos de NioH 2, não que sejam feios, jamais, mas não estão equiparáveis por exemplo aos gráficos de Demon Souls Remake que é um game feito para a atual geração. Acredito que a Tecmo Koe esteja usando a mesma engine de NioH para criar Wo Long. Percebi que certos objetos, como pedras, árvores e baús estão em uma resolução baixa e até borrados e, hey, novamente eu sei que é uma demo, mas ainda sim é feio e até mesmo o PS4 e Xbox One base poderia fazer coisa melhor.

A demo no PS5 em modo qualidade roda um pouco mais bonito do que a versão do Xbox Series S, mas não muito. Um efeito de partícula aqui, uma sombra ali ,ficou melhor mas nada tão drástico. Também percebi que no PS5 mesmo em modo qualidade, o game rodou em 30fps e não percebi quedas. Já no Xbox Series S percebi que o jogo rodava em 30fps e tinha pequenas quedas de frame quando se juntava uma galerinha do mal tentando me mandar para o pós além. Também achei curiosa a falha nos gráficos quando rotacionamos a câmera, mostrando uma faixa branca nas paredes para só depois, aparecer um rochedo ou muro. Pode parecer bobo falar isso, mas poxa vida, é um tipo de falha comum em consoles como PS1 e N64, isso não deveria de acontecer em um Xbox.

Em questão da mecânica do game eu não tenho do que reclamar, é praticamente a mesma de NioH com o diferencial de que aqui, o objetivo é atacar mais do que ficar cadenciando entre ataque e defesa. A minha critica é no uso do item de cura. Para usar o item o nosso personagem demora mais do que um personagem se curando em Monster Hunter! Chega à dar nervoso de ver o personagem se curando de forma lenta e o inimigo, geralmente o boss que está do OUTRO LADO DO CENÁRIO, vir com toda a sua raiva e nos atingir sem ao menos termos nos curado. É triste perder uma luta por causa da animação lenta do personagem para se curar. Se a Tecmo Koe acha que fazer isso é parte da estratégia, sinto muito, mas está uma porcaria.

Por fim, ao derrotar o boss, a demo termina e podemos entrar em uma pesquisa feita pela própria Tecmo Koe e responder algumas perguntas como: O que você achou da dificuldade do game? Qual tipo de RPG você gosta, tem algum comentário ou crítica à fazer? (sim eu tenho! Arrumem a animação de cura!), entre outras coisas. Pelo menos pra mim, é legal ver a empresa perguntando o que achamos da demo ou do jogo em sim, mostra que ela está empenhada em trazer um produto de qualidade. Mas ainda precisa melhorar a versão do Xbox Series S.

Wo Long: Fallen Dynasty está previsto para inicio de 2023 e estará disponível no Day One no Xbox Gamepass.

Ricardo Dias

Apenas um gamer veterano que só quer saber de jogar qualquer game em qualquer console, pois vídeo game é tudo de bom!

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