Hoje, 23 de maio de 2022, o jogo Silent Hill 3 completa 19 anos!

Silent Hill 3 foi desenvolvido e publicado pela Konami, e lançado em 23 de maio de 2003 para Playstation 2 no Japão. O jogo seria lançado no Japão em 03 de julho do mesmo ano e na América em 05 de agosto do mesmo ano. A versão para PC seria lançada na Europa em 07 de novembro de 2003 e na América em 06 de abril de 2004. Uma versão remasterizada em HD foi produzida para Playstation 3 e Xbox 360 em 2012.

Silent Hill 3 é o terceiro jogo da franquia da Konami, que começou no Playstation em 1999. A famosa franquia de survival-horror psicológico foi uma das principais referências na popularização do segmento. Boa parte da equipe que desenvolveu os primeiros dois jogos da franquia, chamada de Team Silent, ajudou no desenvolvimento do Silent Hill 3. As inspirações do jogo seguem filmes clássicos de terror e algumas obras do escritor de terror Stephen King.

Após o lançamento de Silent Hill 2 em 2001, a equipe especializada em terror da Konami, o Team Silent, começou o desenvolvimento de dois games da franquia. Como as vendas do Silent Hill 2 foram um pouco abaixo do esperado, os dois jogos tinham como intenção reformular a série e mudar o estilo da franquia. Um deles, inicialmente projetado como um jogo do gênero rail shooter, aos poucos foi sendo moldado pela equipe de volta para o survival horror em terceira pessoa e se tornaria Silent Hill 3. O outro, inicialmente projetado para ser um spin-off de resolução de quebra-cabeças dentro de um quarto chamado Room 302, viria a se tornar Silent Hill 4: The Room. A Konami depois reaproveitaria os conceitos de rail shooter no game Silent Hill: The Arcade, lançado em 2007.

Silent Hill 3 foi bem recebido pela crítica, com uma média de 85 pontos no Metacritic na versão de Playstation 2 e 72 pontos na versão de PC. A disparidade na pontuação se deve a diversos problemas com os controles na versão de PC. O game foi elogiado pela sua atmosfera aterrorizante, mas criticado pela baixa duração, falta de inovação para a série e controles truncados. O game vendeu 300.000 cópias apenas, o que foi considerado muito baixo, até por ser menos de um terço do que Silent Hill 2 vendeu (pouco mais de 1 milhão de cópias). Vale mencionar que a franquia Silent Hill nunca vendeu muito bem (as vendas somadas de todos os jogos da franquia até hoje resultam em pouco mais de 9 milhões de cópias), e as baixíssimas vendas do 3 e do 4 seriam os fatores que culminariam na dissolução do Team Silent e encerramento da franquia.

E você, jogou Silent Hill 3? Conte para nós da Games Ever a sua experiência com o game nos comentários abaixo.

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio