Na indústria de games, todos os jogos são influenciados um pelos outros. Desde o início dos games até hoje, jogamos mecânicas criadas a décadas atrás ou até mesmo daquele game que acabou de ser lançado. Mortal Shell é o exemplo disso. Mesmo com diversas influências de games mais antigos, e na fonte de Dark Souls da From Software que o game bebê com vigor.
OuqaMortal Shell esta disponível para os assinantes da PlayStation Extra / Deluxe e essa é uma ótima oportunidade de trazer uma review m]çais atualizada do game. Confira!
- Desenvolvedora: Cold Symmetry
- Publicadora: Playstack
- Lançamento: o4 de março de 2021
- Número de jogadores: 1 Jogador
- Gênero: RPG / Soulslike
- Plataformas: PS4, PS5, XBO, XSSX, Switch, Luna, PC
Mesmo no vazio, ainda haverá esperança
A história por trás de Mortal Shell não foge a regra, estando envolta em vingança, morte demônios batalhas e ressurreição. A verdade é que enquanto encontramos algumas boas novidades na evolução de Mortal Shell, a história, ainda que muito bem contada é apenas mais do mesmo.
Despertando como um vaso vazio, você entrará em um mundo despedaçado e distorcido, onde os restos da humanidade murcham e apodrecem. Implorado para fazer o lance do misterioso “Pai das Trevas”, você deve atravessar essa paisagem esfarrapada e rastrear santuários escondidos de seguidores devotos.
Lá, nos terrenos mais sagrados de Mortal Shell, você deve superar inimigos formidáveis e colher as glândulas sagradas. Você não estará verdadeiramente sozinho quando os mortos ocuparem seu caminho: espalhados por esta terra estão os anima remanescentes de guerreiros perdidos que podem ser habitados para ganhar suas habilidades únicas e conhecimento de armas. O Pai das Trevas está desesperado para que você complete sua tarefa – mas para quê?
Um Déjà-vu ainda não notório
De qualquer maneira, começamos nossa jornada por esse mundo sombrio e inóspito de maneira frágil e quase inocente. Apenas um golpe é suficiente para sermos levados a tentar novamente. Note que até mesmo a forma que iniciamos o jogo, lembra Dark Souls. Isso por si só causa uma má impressão, e nos faz imaginar que estamos diante de um game genérico, ainda que divertido, pois se você está jogando Mortal Shell, mesmo que não queira uma experiência puramente Dark Souls, ainda sim quer ver algo disso no jogo.
Para nossa sorte, assim como essa sensação de Déjà-vu aparece, somos apresentados a uma de nossas habilidades de batalha que torna o game totalmente diferente do que já imaginávamos que seria, solidificar seu personagem é uma sacada ainda que estranha, genial. O método consiste em criar uma casca protetora no personagem, fazendo com que ele fique imune a maioria dos ataques por uma ou duas investidas. Conforme o oponente ataca enquanto você esta nesse estado, ele irá ficar vulnerável, e nesse momento podemos contra-atacar. Existe um tempo de recuperação a cada vez que você se solidifica, mas no geral, você pode fazer isso infinitamente.
Conforme avançamos no jogo e vamos nos familiarizando com o jogo, se solidificar pode funcionar de duas formas, uma totalmente defensiva e quase que apelativa, ou apenas como um recurso de batalha, deixando o game bem mais difícil. Confesso que atrair o inimigo e solidificar para contra-atacar é o método que você mais usará, em conjunto com o ataque mais solidificação e ataque. A habilidade deixa o game bastante estratégico, e incita o jogador a experimentar novas formas de atacar e se defender.
Outra peculiaridade de Mortal Shell e a forma com que conseguimos os itens mais comuns do jogo, como os Píleos (cogumelos: Mortal Shell adora usar nomes pouco convencionais para itens quase que simplórios). Esses itens voltam a crescer como plantas comuns, após algum tempo, oferecendo ao jogador, a possibilidade de colher os itens infinitamente, ao custo de alguns minutos de monotonia. Isso torna o game um Soulslike bem mais generoso com os jogadores, pois quando as coisas começam a ficar difíceis, você pode voltar correndo ao píleo mais próximo e aguardar pacientemente pelo cultivo.
Em Mortal Shell, usaremos as carcaças como armadura. Essas carcaças são equipamentos deixados por outros guerreiros, e ao tomar posse delas, poderemos usar de suas habilidades. São apenas 4 carcaças, o que demonstra que o game não é tão longo como você pode ter imaginado. Ademais, cada carcaça é focada em determinados status, uma focando na resistência, outra na Agilidade, outra na solidificação e assim por diante. Essas carcaças também conotam um aspécto de estratégia ao jogo, pois determinadas aços feitas com uma carcaça, só estão disponíveis nessa carcaça, se você troca por outra, deixará esses atributos de lado, isso vale até mesmo para experiência e dinheiro acumulado.
O mesmo vale para as armas. Enquanto muitos games se concentram em dezenas de configurações de armaduras armas e profissões, Mortal Shell faz o caminho oposto, trazendo poucas armas, armaduras e sistemas de ataque. As armas basicamente se concentram em ataques rápidos e curtos, ou longos e lentos, básico, funcional, intuitivo e divertidamente difícil.
Ainda falando do sistema de batalha, conforme avançamos no jogo aprendemos a ripostar… executar um parry, talvez seja mais familiar. Quando você passa a poder ripostar, o qual é usar um mecanismo de defesa exatamente quando um inimigo ataca (se errar o riposte será atingido impiedosamente) as coisas ficam realmente divertidas. Um riposte bem-sucedido, além de ser extremamente agressivo, deixado o inimigo exposto, ainda pode trazer benefícios como, por exemplo, curar você ou regenerar sua estamina. Aprender a técnica exige tempo, pois cada inimigo ataca de formas diferentes, e saber o time de cada golpe é o que faz o riposte ser bem executado. De qualquer forma, quando você aprende a lidar com a habilidade, as coisas ficam ainda mais divertidas, pois você terá mais um item estratégico para usar.
Exploração. A maioria do tempo que passamos em Mortal Shell é explorando os arredores de Fallgrim, assim como acontece em outros games do gênero. O game é curto, mas como tudo acontece de maneira cadenciada, acabamos ficando com a sensação de que o game é muito maior do que realmente é, essa é mais uma prova de que mesmo usando conceitos bem conhecidos, com um bom trabalho, podemos ter um game tão intenso que nos faz perder a noção do espaço.
Ao entrar em um novo templo, a sensação que temos é de estar começando uma nova missão, quando, na verdade, tudo ainda faz parte da mesma missão. A exploração é ainda mais importante, pois todos os itens contam com um sistema de familiaridade. Ao coletar um determinado item, você terá de consumir ele algumas vezes para criar familiaridade com ele, potencializando seus efeitos, em alguns casos, até para descobrir o nome do item você terá de fazer uso por algumas vezes desse item, partindo desse principio, teremos de recolher o mesmo item diversas vezes.
Ainda pálido. Entretanto, mais belo
Mortal Shell sempre foi um game belo, mesmo nas plataformas-base, o jogo mostrava uma ótima qualidade, trazendo cenários diversificados e muto bem construídos. Novamente temos tudo que podemos esperar de um game influenciado pelo gênero Soulslike. É notório que desde o lançamento de Demons Souls, a contrução do gênero se solidificou apresentando sempre a mesma temática gráfica, e Mortal Shell se mantêm assim.
Todas as locações são exuberantes e ameaçadoramente arruinadas, consumidas pelo tempo ou por arredores intimidadores. A criação de uma ambientação desolada e ameaçadora funcionam desde o primeiro momento em que você pisa em Fallgrim. A floresta é sobriamente cheia de ameaças, e até mesmo um espelho d’água faz com que você pense duas vezes em atravessar. Além disso, temos as construções, todas feitas como as grandes catedrais da idade média, intimidadoras já nos centros urbanos, imagine em uma floresta obscura e com uma cortina de nevoeiro.
Outro belo trabalho está na construção das batalhas. Quando adentramos uma ruína ou catedrais, percebemos logo o quanto o game é traiçoeiro, com inimigos mais fracos muito bem escondidos, tentando nos surpreender e inimigos mais poderosos surgindo dentre passagens, portas e frestas escuras. Os inimigos mais poderosos refletem todo o peso da morte, pois as batalhas são épicas e cheias de tenção. Ao ripostar com sucesso um inimigo, temos todos os detalhes da ação, com faíscas e um brilho intenso explodindo na tela.
Se algo pudesse ser feito para melhorar Mortal Shell, era o game ser lançado para PlayStation 5 e Xbox Series S|X, trazendo para os jogadores, o que há de mais moderno nos consoles. Tudo que foi feito deixou o game ainda melhor, ainda que de maneirá singela.
As melhorias que todo mundo espera foram implementadas. No PS5 e no XSSX, Mortal Shell: Enhanced Edition pode ser jogado em 4K rodando a perfeitos 60 quadros por segundo de maneira constante, o que já deixa o game incrivelmente ainda mais bonito. Ambientes, personagens, armas tudo esta mais detalhado e vívido. Além disso, os efeitos de luz estão ainda mais impressionantes, deixando o ambiente sombrio e macabro, mais vibrante, enfatizando cada aspecto do game.
Comparamos as versões-base e Enhanced na nova geração e enquanto o game ganhou muito em melhorias visuais, já os tempos de carregamento tiveram uma melhoria. Tênue, mas tiveram. Ganhamos cerca de 5 segundos e cada carregamento, mas como eles costumam ser longos, mesmo com esse ganho, essa impressão ainda fica, mesmo jogando nos consoles da atual geração.
A expectativa com versões novas de games que jogamos na geração anterior sempre é alta. Mortal Shell: Enhanced Edition melhora em tudo seu predecessor na geração anterior. Entretanto, ainda que jogar a 60 fps torna as coisas muito mais graciosas, a impressão que fica é que ainda poderia ser melhor.
Mortal Shell: Enhanced Edition – Vale a Pena?
Apesar de estar íntimo ao gênero soulslike, Mortal Shell ainda apresenta uma série de novidade que proporcionam indenidade ao game. Solidificar-se e o sistema de familiaridade, são belas sacadas que deixam o game muito divertido, e fazem o jogador explorar Fallgrim em busca de novos itens. É verdade que quando você passa usar o recurso de se solidificar com astúcia, as coisas ficam fáceis demais para um game Soulslike, mas ainda sim é um fator extremamente divertido, e quando usado de diversas maneiras, pode ser desafiante.
Algumas coisas não funcionaram tão bem, é verdade como, por exemplo, algumas batalhas que em alguns momentos ficam lentas demais. Além de estar na PlayStation Plus Extra e Deluxe, o que já é um grande incentivo para conhecer o jogo, a versão disponível traz todas as melhorias para os consoles da atual geração, proporcionando uma experiência 4K com 60 FPS e loadings mais curtos.
Outro fator que pode frustrar alguns jogadores é a duração do game. Quando notamos o quanto o game é cadenciado, percebemos também o quanto ele é curto. A sensação que fica é que poderia haver mais calabouços dentro de Fallgrim. Se você pretende coletar todos os troféus/conquistas do jogo, terá algum respiro, pois terá de jogar o game ao menos 2 vezes, um ótimo motivo para não largar o controle quando o jogo acabar.
Mortal Shell é um game dedicado a todos os fãs da franquia Demons/Dark Souls e em nenhum momento os desenvolvedores fizeram questão de esconder isso. O jogo usa as melhores mecânicas já aplicadas na franquia da From Software aliadas a boas ideias únicas, tornando o game uma mescla entre o que você sabe que gosta com o que ainda não sabe que gosta.
Mortal Shell: Enhanced Edition
GRÁFICOS - 8.5
JOGABILIDADE - 7.5
DIVERSÃO - 8
SOM - 7.5
DIFICULDADE - 7
FATOR REPLAY - 7
7.6
Bom
Dedicado a todos os fãs de DarkSouls que procuram continuar essa experiencia e ainda desfrutar de novas formas de jogar.