Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitchXbox

Lunar Axe | REVIEW

Continua após a publicidade..

Lançado em 2022 para o PC, Lunar Axe finalmente chega aos consoles. Desvende os mistérios desse jogo de quebra-cabeças brasileiro com um enredo mirabolante repleto de folclore nordestino.

  • Jogo: Lunar Axe
  • Desenvolvedora: Ops Game Studio
  • Publicadora: QUByte Interactive
  • Lançamento: 11 de julho de 2022
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Point-and-Click Adventure
  • Plataformas: PS4, XONE, PC, Switch
  • Site Oficial: Aqui
Lunar Axe Review Cover

Aponte e Clique no Maranhão

Lunar Axe é um jogo de aventura e quebra-cabeça ao estilo Point-and-Click. Esse estilo clássico de se contar uma história é ideal para o jogo, e conduzirá todo o jogo por meio de um indicador, como se fosse um mouse. O jogador explora os locais e se movimenta de um cenário para o outro usando as setas indicadas por esse indicador. Até mesmo os menus do jogo e os textos são acionados por esse indicador. Se não está acostumado a mover um mouse por meio de um controle, pode levar algum tempo para se acostumar. Visando o público dos consoles, mudanças significativas de gameplay foram efetuadas em alguns quebra-cabeças para auxiliar o uso do controle, como atalhos para diferentes funções usando os botões do controle. Tudo muito bem explicado dentro dos menus e tutoriais do jogo.

Lunar Axe é brasileiro e está no idioma português, mas também possui a opção de colocar nos idiomas inglês, espanhol, francês, alemão e russo. Vale mencionar também que o jogo se passa no Brasil, mais precisamente em São Luis, capital do Maranhão, e a escolha não foi aleatória. O jogo realmente conta uma história que retrata uma lenda urbana maranhense, com direito a visitação de localidades reais (mas, claro, adaptadas ao jogo). É um prato cheio para quem quer conhecer um pouco mais sobre o folclore indígena brasileiro, contado de uma maneira nunca vista antes.

Sombrio, mas Não Aterrorizante

Os gráficos do jogo são desenhados, e todos os efeitos especiais do jogo parecem ter sido tirados de uma história em quadrinhos. Não é nada muito requintado, é bem simples, mas os cenários são bem feitos. Vale a pena ver a riqueza de detalhes de cada localidade, mas é uma pena a falta de variedade nos locais visitados. Os desenhos e efeitos são bem feitos, dá vontade de ver cada vez mais.

O clima do jogo é sombrio, mas não é com a intenção de provocar terror, e sim de causar suspense. Apesar de algumas atividades paranormais e fantasmas aparecerem de vez em quando, não é nada que vai assustar os cardíacos. Toda a história do jogo se passa à noite, e visitando locais inóspitos, sombrios e solitários, então acostume-se ao clima sombrio e provocativo. A ambientação é muito bem feita e complementada pela música soturna.

O problema dos ambientes escuros em jogos de exploração como esse é que eles podem atrapalhar a gameplay em alguns momentos. Alguns cenários são propositalmente escuros demais (porque o jogador precisa realizar alguma ação para poder iluminar o local), mas fica realmente difícil de se localizar em alguns ambientes muito escuros. Além disso, alguns itens necessários para avançar no jogo acabam ficando muito camuflados em pontos escuros do cenário, dificultando um pouco a sua localização. Nada que com um pouco de paciência e atenção, não possa ser encontrado, mas tudo seria melhor se tivessem dosado um pouco mais na escuridão dos ambientes.

Variedade de Quebra-Cabeças

O jogo possui uma série de quebra-cabeças, das mais variadas formas. Se você gosta de solucionar quebra-cabeças, encontrará um prato cheio aqui, com uma grande variedade. Alguns deles são inspirados em quebra-cabeças já conhecidos, como o famoso “encontre os objetos nessa bagunça”. Há uma série de objetos diferentes amontoados, e o jogador precisa encontrar objetos específicos, muitas vezes camuflados pelos outros. Esse quebra-cabeça famoso é o mais presente no jogo, mas está longe de ser o único.

Alguns dos quebra-cabeças vão realmente fazer o jogador pensar para resolver. Não é apenas uma questão de memorização de padrões ou observação, e sim uma resolução lógica para um problema não tão óbvio assim. Alguns quebra-cabeças não apresentam soluções óbvias só de bater o olho, e cabe ao jogador tentar compreender a proposta e usar da tentativa e erro até encontrar algo que funcione. Os quebra-cabeças mais difíceis exigirão um alto nível de atenção a detalhes e até mesmo atenção aos sons projetados para que possa decifrar o que precisa ser feito.

Haja Folclore

Lunar Axe possui cerca de duas a três horas de duração, caso o jogador queira explorar tudo e resolver os quebra-cabeças opcionais para obter colecionáveis. Ele conta uma história curta, mas envolvente que retrata uma lenda urbana maranhense. Vale a pena mencionar que o jogo possui uma área apenas com as referências utilizadas pelo jogo, e lá irá encontrar fotos e artigos que contam um pouco mais sobre a lenda do qual o jogo aborda, e com mais detalhes. Essas referências não estão disponíveis desde o começo, e precisam ser encontradas. As referências ficam escondidas em pontos-chave do cenário, acessíveis apenas ao completar quebra-cabeças opcionais rebuscados e bem mais complicados do que os quebra-cabeças normais do jogo. Mas vale a pena procurar e encontrar cada um deles. Os jogadores mais interessados na história encontrarão uma série de documentos que ajudam a explicar a trama. Estes documentos não ajudam a solucionar quebra-cabeças, eles apenas fornecem mais detalhes sobre a trama mesmo, e podem ser acessados a qualquer momento por um menu específico.

O jogo não é fácil, mas tenta se adaptar a todo tipo de jogador. Há três modos de dificuldade: Fácil, Normal e Difícil. A principal diferença da dificuldade fica por conta de que no Fácil e Normal, poderá acionar uma lâmpada que revela os pontos de interesse no cenário em que se encontra. No Difícil, além de não ter essa lâmpada (que ajuda muito), ainda terá um tempo menor para resolver alguns quebra-cabeças. Mas não é nada muito complicado, se o jogador já se sente acostumado a jogar jogos desse tipo, ele pode fechar o jogo no modo Difícil sem grandes dificuldades.

A resolução de alguns quebra-cabeças podem ser complicados demais para iniciantes, e não há como obter ajuda nesse sentido. O jogo não fornece informações importantes sobre como resolver alguns quebra-cabeças, deixando o jogador pensativo sobre o que ele precisa fazer a seguir. Às vezes ele acha que precisa resolver um quebra-cabeça, mas na verdade, ele precisa primeiro encontrar uma chave em outro cômodo para conseguir obter uma pista importante. É preciso atenção e foco para fechar o jogo. Se não estiver achando uma saída, tente ir para outro local e procurar outra coisa para fazer. Pense fora da caixa e tente entender como tudo funciona. Pode ser que leve algum tempo mesmo para conseguir encontrar tudo o que precisa.

Lunar Axe – Vale a Pena?

Lunar Axe é um grande Point-and-Click brasileiro, disponíveis por um valor barato e com um bom conteúdo que certamente irá agradar aos saudosos fãs do gênero e de folclore brasileiro. Recomendo a todos os fãs de jogos de aventura e quebra-cabeças, que deem uma chance a Lunar Axe.

Lunar Axe foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela QUByte Interactive – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Lunar Axe

Gráficos - 7
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8.5
Som - 8
Dificuldade - 9
Fator Replay - 8.5

8.1

Lunar Axe é um grande Point-and-Click brasileiro, disponíveis por um valor barato e com um bom conteúdo que certamente irá agradar aos saudosos fãs do gênero e de folclore brasileiro. Recomendo a todos os fãs de jogos de aventura e quebra-cabeças, que deem uma chance a Lunar Axe.

User Rating: 4.51 ( 1 votes)

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial