Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitchXbox

Let’s School | REVIEW

Continua após a publicidade..

Lançado em 2023 para PC, Let’s School chega agora aos consoles de mesa, trazendo um enorme conteúdo e uma ampla variedade de possibilidades de customização.

  • Jogo: Let’s School
  • Desenvolvedora: Pathea Games
  • Publicadora: PM Studios
  • Lançamento: 16 de julho de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Administração de Recursos
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, SW e PC
  • Site Oficial: Aqui
Let's School - Cover

A Jornada de um/a Diretor/a

Let’s School é um jogo de construção e administração de uma escola. Como você deve imaginar, o primeiro passo é basicamente criarmos nosso personagem, já que nosso avatar será um funcionário ativo e presente na escola. Há algumas opções disponíveis de cabelo, cor de pele, roupas e outras customizações básicas, além, claro, do nome e sexo. Além do nosso avatar, podemos customizar diversas características básicas da escola, como o nome da escola, a bandeira, os uniformes e outras opções.

Continua após a publicidade..

Há dois modos de jogo, sendo que o modo principal é o Career Mode. No modo carreira, teremos de administrar nossa escola aos poucos, coms há um conjunto de metas a serem batidas para que o jogo prossiga. Também há o modo Sandbox Mode, onde a ideia é simplesmente construir e administrar a escola ininterruptamente e sem precisar seguir as dicas, regras e indicações do modo carreira.

Há 3 mapas para escolher: Sakura Valley, Peony Springs e Snow Cotton Town. Cada mapa possui suas particularidades, como o tamanho, a qualidade do solo e a rigidez do clima, por exemplo. Mapas com climas mais hostis serão mais complicados de se administrar, pois terá de alocar recursos para manter os alunos confortáveis, diferentemente dos mapas com climas mais amenos.

Há também três velocidade de jogo disponíveis. Na velocidade normal, a graduação ocorre após duas semanas, enquanto na velocidade rápida ocorre a cada semana, e na velocidade prolongada ocorre a cada quatro semanas. A escolha da velocidade é muito importante para como pretende jogar. Ter mais tempo é sempre aconselhável. O jogo avança mais devagar, mas terá mais tempo para conseguir mais dinheiro antes de haver uma graduação em que tudo começará a mudar.

Let’s School possui três dificuldades: Fácil, Normal e Difícil. A dificuldade irá influenciar quanto dinheiro terá no início, assim como a dificuldade de gestão e dos exames, e também o quanto de retorno poderá ter ao vender móveis usados. Se preferir, as características podem ser escolhidas individualmente, para deixar a experiência mais próxima do seu gosto pessoal.

Vale mencionar que Let’s School possui 9 idiomas, mas isso não inclui a língua portuguesa. Isso é realmente uma pena, pois em um jogo como esse, entender os pormenores de cada objeto ou função faz toda a diferença. Seria muito bom poder jogar Let’s School em português, mas ainda não é possível. Sendo assim, é preciso que tenha o domínio de outro idioma para conseguir aproveitar o jogo como ele merece, já que o texto é fundamental.

Que Comece o Ano Letivo

A primeira etapa que nos vêm à mente é justamente construir a escola em si. Cada mapa já começa com um mapa amplo e extenso. Usando o orçamento disponível, podemos pagar para fazer a fundação, definindo áreas construtivas dentro do perímetro da escola. Então, dentro das áreas construtivas, podemos construir todos os cômodos, como salas de aula, banheiros, laboratórios e tudo mais que uma escola precisa. Novos cômodos ficarão disponíveis conforme avançarmos com a escola, e logo verá uma pequena disponibilidade inicial virar uma enorme seleção de salas e ambientes.

Cada sala pode ser construída da forma como desejar, e podemos escolher o tamanho da sala, os móveis que a sala terá, e até mesmo a decoração de paredes e piso. A escolha de móveis e objetos presentes no cômodo vai muito além da cosmética, pois diversos dos objetos possuem função específica e muito necessária. Cada cômodo precida atender a diversos critérios, como segurança, limpeza, bem-estar e iluminação. Nada adianta construir uma excelente sala de aula muito bem equipada se ela for mal-iluminada ou não conseguir esquentar os alunos no inverno, por exemplo.

A construção de modo geral do jogo também precisa ser constantemente aprimorada. No início, só é possível construir paredes de madeira, o que torna a escola mais suscetível a incêndios e frágil contra desastres naturais, como terremotos. Será preciso aprimorar as faculdades de pesquisa da escola para conseguirmos evoluir e desbloquear novas construções. Com o tempo, podemos aprimorar a construção da escola para tijolos e cimento, o que torna a escola anti chamas e muito mais segura contra terremotos, por exemplo. Tudo isso tem um custo, mas que tende a valer a pena.

A Alma da Nossa Escola

Após construir as salas, precisamos contratar os professores e funcionários que nela trabalharão. Todos os professores possuem níveis diferentes de conhecimento, em diferentes áreas e competências. Os demais funcionários (cozinheiros, zeladores, seguranças e vendedores) também possuem diferentes níveis de conhecimento, mas em uma escala menor. Basicamente, todos os funcionários possuem três medidores: competência (varia com a profissão), responsabilidade e pesquisa. Funcionários com alto nível de responsabilidade podem ser colocados em cargos de gerência ou comando, enquanto funcionários com alto nível de pesquisa podem ser aproveitados em grupos de pesquisa.

O nível e qualidade dos profissionais que aparecem para contratação depende do nível de reconhecimento da nossa escola. Quanto melhor for a nossa escola, melhores serão os profissionais dispostos a trabalhar nela. O salário do profissional também aumenta proporcionalmente. É sempre bom ficar atento aos profissionais disponíveis para aproveitar boas contratações.

Mas ter um amplo corpo discente não é suficiente. É preciso aprimorá-lo, e é para isso que existe um processo de treinamento dentro da escola. Todos os funcionários podem ser treinados, e nas mais diferentes habilidades. Podemos treinar a competêcia, a responsabilidade ou a pesquisa. Isso é perfeito para podermos aprimorar nosso corpo discente ao longo do tempo. De início, só é possível treinar um por vez, mas isso pode ser aprimorado ao longo do tempo.

Vínculo com a Comunidade

Administrar uma escola vai muito além de construí-la e contratar professores. Precisamos de alunos, e para conseguir novos alunos, será preciso estabelecer um vínculo com a comunidade ao redor. Há diversas comunidades diferentes disponíveis, com diferentes estilos de alunos. Comunidades mais ricas possuem alunos mais ricos, e que pagam mais, por exemplo. Ao abrir um vínculo com uma comunidade, haverá um nível de respeito da comunidade, que determina quantos alunos daquela comunidade estarão dispostos a vir para a nossa escola. Quanto maior o vínculo, mais alunos se interessarão em estudar na nossa escola.

Além disso, comunidades diferentes possuem níveis de exigência diferentes. Algumas comunidades querem que seus alunos aprendam mais ciências do que humanas, por exemplo, e outras comunidades podem ter foco em esportes, ou não se importar com aulas de artes. É a comunidade que irá definir as necessidades dos alunos e o que precisamos fazer para satisfazer a comunidade. Sendo assim, é preciso conhecer profundamente as necessidades da comunidade para podermos estabelecer um calendário acadêmico que atenda aos seus parâmetros.

Let’s School também retrata alguns problemas da vida estudantil. Cada aluno possui suas próprias vontades e desejos, e um grau de satisfação próprio. Enquanto suas características individuais podem ser positivas (gênio, líder etc), também podem ser negativas (preguiçoso, esquecido etc). Isso irá refletir em seu futuro acadêmico, pois ele pode precisar de mais aulas ou de uma atenção mais especial do que os demais alunos, por exemplo. Os alunos também apresentarão vontades, pedindo coisas como novos clubes, melhores quadras esportivas, lanches mais baratos na cantina, e por aí vai. Atender às vontades de cada aluno é uma tarefa grande demais, mas que pode ajudar no desenvolvimento deles.

Os alunos também irão criar laços e amizades, que perdurarão todo o ciclo acadêmico. Alguns alunos também podem ser encrenqueiros. Ao andar pela escola, poderá presenciar atividades como jogo clandestino, produtos proibidos na escola, alunos matando aula e até mesmo o tão temido bullying. A cada caso, é preciso tomar medidas disciplinares cabíveis, como adicionar pontos de demérito ao aluno, advertências e, em último caso, até mesmo expulsão. Caso comportamentos nocivos não sejam devidamente corrigidos a tempo, certamente irá presenciar um aumento nas atividades ilegais.

Um Pouco de Cada Conhecimento

Uma das partes mais complicadas da administração de uma escola é a formação de uma tabela escolar. Definir que aulas ocorrerão de cada disciplina em cada dia é uma tarefa que parece simples, mas exige uma boa dose de preparação. Cada dia letivo dos alunos é dividido em seis períodos: pré-aula, quatro termos e uma atividade extra. Entre cada termo e outro, há uma pausa para que o aluno possa comer, ir ao banheiro ou brincar.

Há quatro disciplinas que precisam ser ensinadas: humanas (leitura, literatura etc), ciências (matemática, geometria, biologia etc), artes e esportes. O que define o quanto deve ser ensinado de cada categoria é a comunidade dos alunos. Pode ser que você precise reforçar as aulas de ciências em uma turma específica, por exemplo, assim como uma outra turma nem precise aprender esportes ou artes.

Cada professor é especializado em uma área específica, e pode ser colocado para trabalhar em vários períodos. Conforme abre novas turmas em diferentes anos (saiba que cada turma irá estudar na sua escola ao longo de três anos), mais complexas se tornam as aulas. Aulas mais avançadas e complexas precisam primeiro ser pesquisadas pelo grupo de pesquisas, e além disso, elas podem precisar de salas específicas, como laboratórios, salas de artes etc. É sempre bom estar em dia com as pesquisas voltadas para a educação, para evitar ficar preso sem conseguir dar as aulas necessárias.

A Melhor Escola de Todas

E como vencemos o jogo? Caso o aluno termine o período letivo com pontos de conhecimento suficientes para passar na prova, ele irá passar de ano. Após passar de ano três vezes, ele será graduado. Conforme conseguirmos graduar alunos, a reputação da escola irá melhorar, e é assim que se evolui no jogo. Mas apenas formar diversas levas de alunos não será suficiente para vencer.

Let’s School possui um intrincado sistema de objetivos. Fora o sistema de reputação da escola, há uma série de missões que irão premiar o jogador ao bater diversas metas. Essas metas podem ser as mais diversas, como ter um escola com alto valor venal, formar muitos alunos, graduar alunos para universidades prestigiadas ou mesmo ganhar campeonatos de clubes. Essas metas levam muitos e muitos anos para serem alcançadas, e podem ser batidas individualmente ou várias ao mesmo tempo. Bater essas metas é uma das formas de “concluir” o que o jogo tem a oferecer. E isso tudo será imposível sem antes conquistar as diferentes comunidades para conseguir seus alunos.

Para descobrir novas comunidades, será preciso explorar o mapa através de excursões. Ao abrir a tela do mapa, verá uma série de áreas que podem ser exploradas por meio de uma excursão. Basta selecionar a área a ser visitada e determinar a classe e o professor que fará a visita. Ao explorar novas áreas, encontrará não só novas comunidades, como novas escolas, pontos de excursão e também lojas. Lojas diferentes podem vender itens diferentes. Mas o ponto alto da exploração é ainda os vários campeonatos de habilidades, do qual podemos inscrever nossos alunos e ganhar prêmios.

Há um grande senso de competitividade no jogo, uma vez que as escolas disputam os alunos. Quando um aluno decide ir estudar na sua escola, isso significa um aluno a menos nas escolas concorrentes. Mesmo assim, é possível estabelecer contato com as outras escolas e efetuar trocas de professores, alunos, itens ou até mesmo emprestar dinheiro e pedir dinheiro emprestado.

Não é Para Administradores Iniciantes

Fãs de jogos de administração encontrarão muitas qualidades e um altíssimo nível de envolvimento com a escola em Let’s School. Mas eu não recomendaria esse jogo se você for um iniciante do gênero. Let’s School possui diversos elementos importantíssimos que não são devidamente abordados nos tutoriais iniciais, e possui detalhes específicos que podem atrapalhar a evolução da escola e impedir seu progresso ou pelo menos atrasar consideravelmente.

Por exemplo: para conseguir novas classes, salas e outras melhorias, é necessário realizar pesquisas. Uma parte fundamental da escola será a sala de pesquisas, pois é através dela que novas disciplinas e novas salas importantes, como a cantina e a sala de descanso dos professores, ficarão disponíveis. Mas não é só isso: novas aulas avançadas para alunos de alto nível também são habilitados por meio de pesquisa. Como o jogo não explica isso direito, pode ser que um novo ano letivo comece e nenhum professor da escola está preparado para ministrar as aulas que os alunos precisam. Quando o jogador perceber, o ano letivo terá começado, e levará diversos dias para conseguir pesquisar o que precisa, principalmente se ele tiver negligenciado o setor de pesquisa da escola. Ou seja, quando resolver o problema, os alunos já terão perdido metade do ano letivo sem ter tido nenhum aula.

No começo do jogo, quando temos apenas uma turma, ou mesmo poucos alunos, pode parecer simples administrar tudo o que está acontecendo. Porém, conforme o jogo avança, ele se transforma completamente. Conforme conseguimos mais respeito dentro da comunidade e obtemos mais e mais alunos, o jogo muda completamente de figura. Administrar diversas classes diferentes, com públicos diferentes, múltiplos professores e alunos, cada um com suas ambições e desejos pessoais, não é nada fácil. Diversos aspectos do jogo só poderão ser percebidos quando tiver com sua escola muito bem desenvolvida, então o jogo consegue se manter fresco e interessante o tempo todo, já que novos desafios não param de surgir.

A quantidade de detalhes dos quais temos que nos atentar assusta no início, mas com o tempo irá pegar o jeito. Não é nada realmente impossível de digerir, apenas é preciso prestar muita atenção para que nenhum detalhe passe desapercebido. Se negligenciar a prevenção a incêndios ou terremotos, por exemplo (o que é bem fácil de acontecer, devido à absurda quantidade de coisas para se atentar), poderá pagar bem caro no futuro. Let’s School é um jogo incrivelmente detalhado, com amplo conteúdo e muitas possibilidades. É um jogo inovador, viciante e que exige atenção. Fãs do gênero vão conseguir passar muitos dias jogando sem nem perceber.

Let’s School – Vale a Pena?

Let’s School é um excelente jogo de administração, completo e com muitas opções incríveis para você criar, customizar e deixar a sua escola do seu jeito. Simples em alguns aspectos, mas intrincado e complexo em diversos outros, há bastante conteúdo para se apaixonar aqui. Mas saiba que o jogo não é amigável com iniciantes, mas se estiver disposto a encarar o desafio, recomendo muito que dê uma chance e conheça melhor Let’s School.

Let’s School foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Pathea Games – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Let's School

Gráficos - 8.5
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 10
Som - 8.5
Dificuldade - 9.5
Fator Replay - 10

9.3

Let's School é um excelente jogo de administração, completo e com muitas opções incríveis para você criar, customizar e deixar a sua escola do seu jeito. Simples em alguns aspectos, mas intrincado e complexo em diversos outros, há bastante conteúdo para se apaixonar aqui. Mas saiba que o jogo não é amigável com iniciantes, mas se estiver disposto a encarar o desafio, recomendo muito que dê uma chance e conheça melhor Let's School.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo