O lendário treinador que emprestou seu nome para criar a franquia de futebol americano mais famoso do mundo, John Madden falece aos 85 anos de idade.
A triste notícia foi trazida oficialmente pela própria NFL ontem em um comunicado em seus canais oficiais em suas sociais. O comunicado foi escrito por Roger Goodell, comissário da NFL:
“Ninguém amava mais o futebol do que o treinador. Ele era o futebol. Ele era uma caixa de ressonância incrível para mim e para tantos outros. Nunca haverá outro John Madden e seremos eternamente gratos a ele por tudo que fez para tornar o futebol e a NFL o que é hoje.”
John Madden foi convocado para a NFL após uma carreira de sucesso na faculdade, uma lesão no joelho encerrou prematuramente sua carreira de jogador. Depois disso, Madden decidiu entrar como treinador, primeiro no San Diego State, e depois para o Oakland Raiders em 1967. Madden treinou os Raiders por 10 temporadas, fazendo oito jogos nos playoffs e finalmente vencendo o Super Bowl em 1977.
Após a carreira de treinador, Madden passou a treinar todos na América, tornando-se um comentarista de rede de esportes. Madden trabalhou para todas as grandes redes e forneceu comentários por 30 temporadas, ganhando 16 Emmys de Melhor Personalidade Esportiva / Analista de Eventos Esportivos antes de se aposentar em 2006.
A primeira aparição de seu nome em jogos foi em John Madden’s Football em 1988. John Madden NFL então se tornou um lançamento anual para a EA a partir de 1992, eventualmente abandonando o nome “John” começando com “Madden NFL ’94”. Madden estampou a capa de todos os jogos do Madden até 2001, quando começou a homenagear jogadores famosos da NFL.
A Eletronic Arts também se pronunciou oficialmente sobre o falecimento de John Madden:
“Hoje, perdemos um herói. John Madden foi sinônimo do esporte futebol por mais de 50 anos. Seu conhecimento do jogo perdia apenas para seu amor por ele e seu apreço por todos que já pisaram no campo de futebol. Um humilde campeão, um professor disposto, e um treinador para sempre. Nossos corações e condolências vão para a família de John, amigos e milhões de fãs. Ele fará muita falta, sempre será lembrado e nunca esquecido. “
Press F…
Fonte: The Gamer