Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Android / iOSDestaquePCPlayStationReviewXbox

Dragon Prana | Review


Algumas vezes sentimos saudade dos RPG que jogávamos antigamente, no Super Nintendo ou Mega Drive… O visual 16-bits visto por cima, a trilha sonora, os menus, sempre bate aquela nostalgia. Felizmente a publicadora KEMCO nos trouxe um novo J-RPG retrô para suprir esta saudade. Fizemos a análise do jogo Dragon Prana, venha conhecer o que este game têm a oferecer!

  • Jogo: Dragon Prana
  • Desenvolvedora: Exe-Create
  • Publicadora: KEMCO
  • Lançamento: 07 de Outubro de 2022
  • Número de Jogadores: 01
  • Gênero: RPG de Estratégia por Turnos
  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, PC, Android e iOS
  • Site OficialAqui

Estilo Retrô

Logo ao iniciar o jogo, já nos deparamos com a tela de título com seu estilo retrô com gráficos pixelados e música em chip-tunes, e logo somos introduzidos a história. O poderoso dragão Brijhar comandava tudo, mas após ele falecer, as quatro raças do mundo, Elfos, Anões, Humanos e Daemons se separaram e estabeleceram seus próprios reinos pelo continente de Astrapse.

Os reinos batalharam muito, até que os Daemons conseguiram quase conquistar o mundo, as outras raças tiveram que se unir para impedir a vitória dos Daemons. No final, o herói humano desferiu o golpe final e selou Kheel, o rei Daemon. Com isto, os humanos se tornaram os suseranos entre a raça e todos viveram em paz.

Você joga com Albert, um jovem normal que foi lutar no torneio de arena do reino para conseguir dinheiro para ajudar sua pobre vila. Com o desenrolar da história, Albert irá partir em uma aventura fingindo ser um principe, junto com sua atendente Rufina, a elfa Vanessa e o anão Randolf, para investigar um mau eminente.

A história segue este estilo clássico de um grupo de heróis partindo em uma jornada para derrotar o vilão, mas há algumas reviravoltas interessantes mostrando como os reinos nunca gostaram um do outro. Os diálogos divertidos, com várias cenas engraçadas da elfa e do anão se “alfinetando” durante a jornada.

Sistema de Batalha

Um dos pontos mais importantes em um JRPG é seu sistema de batalha, Dragon Prana tráz múltiplas mecânicas que deixam os combates dinâmicos. Há mais de 20 classes no jogo, desde tradicionais como Guerreiro, Clérigo e Mago, a até umas mais diferentes como Mago Caçador e Morte. Durante um combate, você pode alterar a classe de cada um da sua equipe instantaneamente, podendo se adaptar bem aos inimigos que estiver enfrentando.

Um sistema interessante também é a possibilidade de ajustar o posicionamento da sua equipe, colocando personagens na linha de frente, centro, ou no fundo, como um tabuleiro. É possível alterar o posicionamento durante o combate, e dependendo da formação, você terá buffs ou benefícios diferentes.

Com isto, o jogo se torna bastante maleável em estratégia, podendo usar qualquer classe em qualquer formação á qualquer momento, uma dinâmica bem interessante.

Dragon Prana – Batalha

Progressão e Exploração

Dragon Prana é bastante recompensador em tudo que você faz. Vencer batalhas lhe rende experiencia, dinheiro, pontos de classe, itens e materiais. Cada personagem tem uma árvore de evolução única onde você pode distribuir pontos e melhorá-los de acordo com seu gosto, além de fazer melhorias e embutir habilidades nos seus equipamentos. É possível explorar cidades onde você acaba encontrando baús e missões secundárias, com mais itens como recompensas ou até mesmo classes novas.

Os calabouços, por sua vez, são bastante lineares e com puzzles bem simples, sendo basicamente um “ande e mate monstros até encontrar o chefão”. A exploração do mundo fora das cidades também é escassa, sendo apenas um “vá do ponto A ao ponto B” sem áreas alternativas para descobrir.

Dragon Prana – Classes

Interface Free-to-Play

Um sistema curioso de Dragon Prana é a “Loja”, em qualquer momento do jogo você pode abrir o menu e acessar esta loja, onde você pode gastar gemas para comprar itens muito poderosos, participar de uma roleta para conseguir itens raros semelhante há um sistema gacha, participar de uma roleta de itens que é atualizada diariamente, e adquirir facilidades como “mais EXP” ou “dano extra”.

Estes são sistemas que normalmente esperamos ver em jogos gratuitos, onde você pode pagar e ter vantagens dentro do jogo. Porém, estas gemas são fornecidas gratuitamente no decorrer do jogo conforme você ganha combates. Logo, você tem um arsenal instantâneo de itens poderosos de fácil acesso, ao fazer uso disto, consegui evoluir toda a arvore de habilidades dos meus personagens antes da metade do jogo, e consegui armas poderosas onde derrotava a maioria dos inimigos com um único ataque.

É estranho ver um sistema destes disponível em um jogo que preza pelo estilo retrô, acaba quebrando totalmente a imersão de nostalgia que ele quer passar. Felizmente, se quiser, é possível ignorar tudo isso e seguir com uma jogatina “normal”.

Dragon Prana – Gacha

Dragon Prana – Vale a Pena?

Em suma, Dragon Prana cumpre com o papel de resgatar o sentimento de nostalgia com seu estilo retro, enquanto manteve sua originalidade com um sistema de batalha dinâmico e maleável. A história e trilha sonora são dentro do que se espera, e conta com personagens principais carismáticos e divertidos. Contudo, faltou uma exploração e calabouços mais elaborados. Há também o sistema de loja “free-to-play” que não combinou em absolutamente nada com o jogo, mas felizmente pode ser ignorado para não afetar a experiência com o game. O jogo vale a pena se estiver a fim de matar a saudade de antigos e simples JRPG da época!

Dragon Prana foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela KEMCO – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Dragon Prana

Gráficos - 7
Jogabilidade - 6.8
Diversão - 6.5
Som - 6.5
Dificuldade - 4
Fator Replay - 6

6.1

Bom

Em suma, Dragon Prana cumpre com o papel de resgatar o sentimento de nostalgia com seu estilo retro, enquanto manteve sua originalidade com um sistema de batalha dinâmico e maleável. A história e trilha sonora são dentro do que se espera, e conta com personagens principais carismáticos e divertidos. Contudo, faltou uma exploração e calabouços mais elaborados. Há também o sistema de loja “free-to-play” que não combinou em absolutamente nada com o jogo, mas felizmente pode ser ignorado para não afetar a experiência com o game. O jogo vale a pena se estiver a fim de matar a saudade de antigos e simples JRPG da época!

User Rating: Be the first one !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo