Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewXbox

Bakery Simulator | REVIEW

Continua após a publicidade..

Monte seu império na panificação casual e eleve seu patamar até a gama industrial com o delicioso e envolvente Bakery Simulator.

  • Jogo: Bakery Simulator
  • Desenvolvedora: Live Motion Games
  • Publicadora: Gaming Factory
  • Lançamento: 15 de março de 2024
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Simulation
  • Plataformas: PS4, Xbox One, PC
  • Site Oficial: Aqui

Montando seu Império

Bakery Simulator é um jogo de simulação no qual nós administramos e trabalhamos em uma padaria. No caso, somos o único funcionário do empreendimento, então teremos de fazer tudo: comprar os ingredientes, fabricar todos os produtos e ainda entregá-los nos restaurantes clientes. As horas passam, e o tempo urge, mas o jogador tem a liberdade de trabalhar ao seu próprio ritmo, aceitando pedidos conforme se sente capaz de produzi-los, sem pressão. Conforme vendemos mais e mais pães, ganhamos dinheiro, e se os produtos forem de alta qualidade, ganhamos também reputação.

Continua após a publicidade..

Afinal, o nosso objetivo real é criarmos nosso próprio império da panificação, o que envolve não apenas saber cozinhar, mas saber fazer a gestão adequada de recursos. O jogo facilitou bastante a parte da gestão justamente para focar na parte mais divertida, que são as receitas, mas o jogador não conseguirá chegar muito longe se sua padaria estiver dando prejuízo ao final do dia. Sendo assim, divirta-se produzindo as deliciosas receitas, mas fique de olho nos estoques e evite desperdícios de ingredientes. Garanta que cada dia termine com lucro no bolso, e logo terá uma enorme padaria, com maquinário industrial capaz de fabricar fornadas com dezenas de pães de uma só vez. Faça tudo certo, e esta jornada certamente será uma deliciosa experiência.

A Receita da Vovó

Antes de começar o dia, é sempre bom verificar se estamos com todos os ingredientes abastecidos. Água, leite, azeite, farinha, açúcar, sal, enfim, tudo. Basta ir até o armário de estoque e conferir a quantidade total de todos os ingredientes. Um medidor interno do jogo nos ajuda a decidir se é preciso fazer um novo pedido ou não. Uma vez que esteja tudo em ordem, é hora de abrir a padaria e começar a receber pedidos. Pegue a tigela, pegue os ingredientes e misture-os na batedeira. Depois coloque na forma adequada para o tipo de pão e modele os pães para ficar do jeito que for precise. Asse os pães no forno no tempo certo, e então os pães estarão prontos para serem entregues.

Mas espere, você nunca fez um pão antes? Não tem problema, pois o jogo irá lhe ensinar todos os passos que precisam ser tomados. A receita fica sempre disponível no lado direito da tela, então é só seguir exatamente como está lá. A receita diz as medidas exatas de ingredientes, o tempo em que precisa bater, o formato em que precisa modelar, o tempo de assadura, enfim, tudo o que precisa saber. Cada etapa é de extrema importância, pois se não for seguida adequadamente, pode colocar toda a receita a perder, e então teremos de recomeçar desde o princípio, desperdiçando ingredientes. Seguindo a receita, não terá problemas para produzir alguns deliciosos pãezinhos. Só fará pães simples no começo, mas aos poucos, aprenderá novas receitas, cada vez mais intrincadas, assim como disponibilizará novos ingredientes, novos equipamentos e diversos upgrades.

Conforme novas receitas e novos locais ficam prontos, o jogo também começará a permitir customização de nossas receitas. Será possível adicionar temperos especiais a cada fornada. Não são necessários, é claro, mas pode dar um toque especial que acrescenta e muito à qualidade final do produto. Há diversos produtos disponíveis, e nem tudo combina com tudo. Não saia jogando tempero à esmo, preste atenção e faça anotações! Como é um toque pessoal, o jogo não vai nos ensinar tudo sobre temperos, mas dará dicas se estamos indo bem ou não. São coisas simples e opcionais, mas que dão um charme artesanal adicional no preparo contínuo das mesmas receitas de sempre.

Entregamos Onde Você Estiver

E depois que os pãezinhos estiverem prontos? Eles não vão parar no restaurante que fez o pedido sozinhos, eles precisam ser entregues. Você pode chamar um entregador para efetuar a entrega, o que irá custar dinheiro, ou pode pegar seu carro e fazer a entrega. E quando eu digo fazer a entrega, é literalmente pegar seu carro e dirigir até o local! Há um modo de direção no jogo, que é bem simples, mas interessante. O jogador irá dirigir o carro até o local indicado no mapa, e precisará se atentar quanto a ruas bloqueadas, outros carros na pista e as leis de trânsito. Pode passar no sinal vermelho (não há câmeras ou policiais no jogo), mas evite bater em outros carros. Fazer a entrega a tempo irá encerrar o pedido, e então poderá começar um novo pedido em outro dia.

O seu desempenho na direção não necessariamente irá trazer grandes benefícios, mas pode atrapalhar um pouco a reputação, se houver atraso ou dano aos produtos. Não é difícil, é um minigame bem simples, então não precisa se preocupar. É uma boa distração, mas que pode ficar um pouco cansativo depois de algumas partidas. Se não quiser correr esse risco ou se cansar desse minigame de entregas, pode simplesmente pedir para um motoboy entregar, ao custo de um pouco de dinheiro. Também há uma probabilidade de haver problema na entrega do motoboy, mas não é muito relevante. Sendo assim, se não gostar desse minigame, pode evitá-lo completamente sem problemas.

Satisfação Total ao Cliente

Realizando boas entregas com pães de qualidade, ganhará experiência e irá evoluir de nível. A cada nível evoluído, aprenderá receitas novas e terá acesso a novas ferramentas e novas máquinas. Algumas máquinas irão agilizar e muito nossos procedimentos, como por exemplo, um divisor de massas. Com um divisor de massas, não precisaremos mais dividir as massas manualmente uma a uma, agilizando consideravelmente o processo (e removendo o risco de errar os minigames). Outros tipos de maquinário serão necessários para alguns produtos. Para fazer cupcakes, por exemplo, precisará de um maquinário exclusivo para cupcakes. Além de novas máquinas, poderá também adquirir melhorias para as máquinas existentes, como mais espaço para armazenamento, um forno mais eficiente e assim por diante. Adquirir novos utensílios será muito útil para conseguir manejar os pedidos mais complicados, que exigirão grandes quantidades de ingredientes.

Escolher as padarias também irá interferir nos upgrades. Conforme realiza pedidos para cada padaria, terá acesso a uma árvore exclusiva de melhorias, que incluem tigelas maiores para a produção de pães, um veículo maior para transportar mais produtos, e até mesmo desconto na compra de ingredientes. Vale a pena dar uma olhada nas padarias disponíveis e escolher quais melhorias quer obter primeiro. Depois de obter todas as melhorias em uma padaria, é bom mudar de cliente para conseguir as melhorias do nosso cliente, e assim por diante. Novos clientes ficarão disponíveis em níveis mais avançados.

Quando conseguir acumular dinheiro suficiente, poderá adquirir estabelecimentos maiores. É preciso se atentar à diferença drástica entre uma padaria artesanal simples e uma grande fábrica. Em estabelecimentos maiores, terá acesso a equipamentos melhores, mas também muito maiores. Será preciso movimentar enormes quantidades de ingredientes, precisando assim de grandes tigelas, carrinhos e várias fornadas por vez para conseguir completar cada único pedido. Isso tornará o dia bem movimentado, ainda mais quando se sentir acostumado aos pedidos pequenos que se completavam em questão de poucos minutos (mas que, por sua vez, davam bem menos dinheiro).

Com múltiplas fornadas e diversas novas etapas no preparo, será muito mais fácil cometer erros que podem colocar tudo a perder, então a atenção tem que ser redobrada. É preciso prestar atenção a cada etapa de preparo de cada fornada, e como o tempo é curto, não dá para ficar muito tempo parado, então é preciso se organizar dentro da cozinha. Infelizmente, não é possível customizar a cozinha realmente da forma que queremos, trocando utensílios e estações de lugar, por exemplo. Mas futuramente, poderá comprar novos utensílios e novas cores e decorações também, se quiser. Apenas decore a localização de cada coisa para não se perder no meio da movimentação.

Divirta-se na Cozinha

Bakery Simulator está disponível em 12 idiomas, incluindo o nosso português, então não terá nenhum problema em seguir as receitas. Caso se esqueça de alguma coisa quanto à receita de algum pão, ou quiser mais detalhes, há um livro de receitas detalhado que poderá conferir. O jogo também apresenta uma opção simplista para acompanhar as finanças, permitindo ver os gastos diários, e, se preciso for, fazer um empréstimo. O empréstimo apenas será necessário se quiser comprar uma máquina mais requintada o mais rápido possível, pois o dinheiro ganho com os pães já será suficiente para comprar tudo o que precisa e reabastecer o estoque de suprimentos. De resto, ganhará dinheiro suficiente para avançar em um ritmo agradável sem precisar recorrer a empréstimos, a menos que haja bastante desperdício de ingredientes, é claro.

Bakery Simulator é um jogo simples, na sua essência, mas possui diversos elementos que podem interessar aos verdadeiros fãs da arte milenar de assar pães. Há uma boa quantidade de receitas disponíveis, todas baseadas em receitas reais, e com uma grande atenção aos detalhes. O jogo começa bem simples, com um grande tutorial que segura na mão do jogador o tempo todo, mas logo o jogo avança a um ponto de termos tanta coisa para fazer, e tão pouco tempo, que começa a dar dor de cabeça. Por isso, é importante seguir no seu ritmo, e com calma, para não atropelar os pedidos aceitando mais serviço do que será capaz de produzir. Mesmo quando ficarmos craques na produção de alguns pães, é muito fácil errar alguma etapa do processo, então mantenha a calma e siga o raciocínio.

Trata-se de um jogo feito de fãs de cozinha para fãs de cozinha, atendendo aos diversos níveis de conhecimento. Não é difícil demais para leigos, e nem superficial demais para quem gosta de levar a sério a profissão. Possui suas doses de realismo sem sacrificar a diversão, ficando em um meio-termo bem agradável de se jogar. O jogo acaba ficando curto, por ter um tempo de progresso total que leva pouco tempo para chegar ao final, e também pode entediar depois de um tempo, mas tem elementos o suficiente para tornar a experiência bem agradável, enquanto ela durar.

Bakery Simulator – Vale a Pena?

Bakery Simulator possui todos os elementos para agradar os fãs do ofício que sempre quiseram sentir como é ter sua própria padaria. O jogo é simples e divertido, com tutoriais para ensinar a todo tipo de jogador, e diversificado o suficiente para não ficar tedioso rapidamente. Possui um bom conteúdo, mas que ainda assim pode terminar bem rápido. Recomendo aos fãs de simulação e os curiosos que estiverem interessados em entrar nesse universo da panificação artesanal e industrial.

Bakery Simulator foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Gaming Factory – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Bakery Simulator

Gráficos - 8.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Som - 8
Dificuldade - 8.5
Fator Replay - 9.5

8.8

Bakery Simulator possui todos os elementos para agradar os fãs do ofício que sempre quiseram sentir como é ter sua própria padaria. O jogo é simples e divertido, com tutoriais para ensinar a todo tipo de jogador, e diversificado o suficiente para não ficar tedioso rapidamente. Possui um bom conteúdo, mas que ainda assim pode terminar bem rápido. Recomendo aos fãs de simulação e os curiosos que estiverem interessados em entrar nesse universo da panificação artesanal e industrial.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo