Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a ASUS Republic Of Gamers reforça a importância de homenagear e reconhecer as mulheres que desempenharam papéis fundamentais na indústria dos jogos eletrônicos. O destaque não se limita apenas ao momento atual, mas também às contribuições históricas significativas que moldaram a indústria, pavimentando o caminho para futuras gerações.
Segundo pesquisa realizada pela Abragames em 2023, as mulheres compõem 24,3% dos profissionais que ocupam posições de colaboradoras e sócias nas desenvolvedoras de jogos brasileiras. Este dado revela a persistência dos desafios que as mulheres ainda enfrentam na indústria, mas que diversas personagens da história se dedicaram a mudar.
“Na ASUS, acreditamos que a diversidade é a força propulsora da inovação. No Dia Internacional da Mulher, queremos expressar nossa admiração, reforçando aquelas que enriquecem o universo gamer de tantas formas”, afirma Ana Paula Marques, gerente de marketing da ASUS.
Com isso, a empresa aproveita a oportunidade para destacar cinco mulheres notáveis na indústria dos jogos, cujas contribuições deixaram um legado:
Carol Shaw
Com passagem pela desenvolvedora Atari, onde implementou programação e design em cinco jogos, Carol Shaw foi a primeira mulher a desenvolver um game eletrônico. Denominado River Raid, a produção a levou a atingir o feito histórico na Activision, em 1982.
Yoko Shimomura
Yoko Shimomura é uma lendária compositora de trilhas sonoras originais para videogames, conhecida em todo o mundo. Entre os seus trabalhos, constam títulos como Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars; Parasite Eve: Breath of Fire; Kingdom Hearts; Final Fight e Street Fighter II.
Amy Hennig
Amy Hennig é uma premiada diretora e roteirista norte-americana, conhecida pela série Uncharted, Legacy of Kain e Jak and Daxter, sendo um dos nomes mais influentes da atualidade. Possui passagens em grandes empresas, como Electronic Arts, Crystal Dynamics e Naughty Dog, onde consagrou sua carreira.
Doris Self
Doris Self foi considerada, em 2007, a jogadora mais idosa do mundo pelo livro Guinness World Records. Self, aos 58 anos, participou de um campeonato do Video Game Masters Tournament e alcançou o recorde mundial no jogo arcade Q*Bert.
Ashly Burch
Ashly Burch é atriz, dubladora, cantora e escritora conhecida por sua dublagem em diversos personagens famosos do mundo dos videogames, já tendo interpretado famosos papéis, como a Chloe, em Life is Strange; Aloy, em Horizon Zero Dawn; Cassie Cage, em Mortal Kombat X, e outras franquias, como Fallout 4, Final Fantasy XV e Final Fantasy XV.