Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePlayStationReviewSwitch

Archetype Arcadia | REVIEW

Continua após a publicidade..

Archetype Arcadia é um divertido e emocionante visual novel que junta diversos elementos populares de histórias japonesas. É uma grande mistura de mundo pós apocalíptico, com mistério, suspense, isekai, combates, um pouco de terror, uma pitada de Slice of Life e muito mais.

  • Jogo: Archetype Arcadia
  • Desenvolvedora: Water Phoenix
  • Publicadora: Pqube
  • Lançamento: 24 de outubro de 2023
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Visual Novel
  • Plataformas: PS4, PS5 e Switch
  • Site Oficial: Aqui

Dois Irmãos

Archetype Arcadia é um visual novel que já foi lançado dois anos atrás no Japão, e agora chega ao Ocidente totalmente localizado, com vozes em japonês, legendas em inglês e artes refinadas. A história gira em torno de vários personagens, e o personagem principal é Rust, um jovem japonês que convive em um mundo pós apocalíptico e totalmente destruído com a sua irmã mais nova, Kristin (apelidada como Sti). Após perderem seus pais, os dois irmãos andam pelo mundo destruído tentando encontrar outras pessoas, mas não conseguem. Eles apenas conseguem encontrar fragmentos, memórias de outras pessoas, como relatos, documentos, filmes etc. E memórias possuem uma importância significativa nessa trama, como veremos a seguir.

A pequena Sti, assim como muitas outras pessoas antes dela, possui Peccatomania, uma doença que a deixa fraca e pode matá-la. Ela precisa passar horas do dia conectada a uma máquina virtual, e jogando um jogo chamado Archetype Arcadia. Esse jogo faz parte do processo de cura, e por isso ela precisa se conectar constantemente. Rust não conhece o jogo, pois é recomendado que apenas pessoas que sofrem de Peccatomania joguem. Porém, um dia a Sti parou de responder. Ela não despertou, e estava quase morrendo. Sem outra alternativa, Rust precisou se conectar ao Archetype Arcadia.

Um Jogo Dentro do Jogo

Basicamente, Archetype Arcadia é um jogo dentro de um jogo. O jogo dentro do visual novel é basicamente um MMO, no qual milhares de jogadores do mundo inteiro se conectam e jogam juntos, no mesmo universo. Cada jogador cria a sua identidade e seu personagem, e pode explorar o mundo. Há monstros terríveis para derrotar, incluindo chefes enormes que controlam regiões inteiras. Derrotar esses chefes é a única forma de “fechar o jogo”. Além disso, também dá para confrontar outros jogadores, em batalhas de vida ou morte. Caso um jogador morra, ele reinicia em outro lugar.

Para batalhar, os personagens utilizam cartas que simbolizam as memórias do próprio jogador. Então, amizades, familiares e memórias do jogador se transformam em cartas que podem curar, causar dano ou realizar diversos efeitos. Os avatares são criaturas que protegem o jogador, e são baseadas em suas memórias mais fortes. Um jogador não pode ferir outro jogador ou qualquer monstro, apenas avatares podem causar dano, então são eles que lutam. Quanto mais forte for a lembrança e o laço de afinidade do jogador com a memória, mais forte o avatar se tornará. Sendo assim, basicamente é preciso cultivar memórias fortes para ter uma vantagem dentro do jogo.

Dentro do jogo, Rust e Sti conhecerão um vasto elenco de personagens habilidosos e carismáticos, na forma de outros jogadores. Eles farão amizades e criarão poderosas inimizades, enquanto tentam desvendar os mistérios de Archetype Arcadia. Uma falha no jogo impede a Sti de se desconectar, e ela só conseguirá sair do jogo caso eles consigam fechar o jogo. E assim começa uma incrível jornada.

Múltiplos Finais

E como é jogar o visual novel Archetype Arcadia? Bem, Archetype Arcadia é apenas um visual novel, então não espere ser possível você criar seu personagem e sair explorando o mundo do jogo. O jogador não irá jogar o MMO em nenhum momento (apesar de que eu adoraria fazer parte desse universo). Nossa interação com a história se resume a apenas tomar decisões sobre o que fazer em momentos chave da trama. Esses momentos de decisão são raros, e geralmente não interferem na história. Quando interferem na história, levam a rotas alternativas. Por vezes, a escolha errada leva à morte do personagem. Caso morra (evento chamado de “final ruim”), terá de voltar o save. É possível voltar diretamente para o último momento de decisão, ou para qualquer momento de decisão que quiser da história, então não precisa se preocupar em fazer vários saves alternativas em pontos-chave da trama. O próprio jogo organiza tudo para você, é só voltar e escolher o outro caminho.

Há um total de 26 finais diferentes em Archetype Arcadia, mas apenas 6 finais são considerados verdadeiros. Os outros finais são finais ruins, que não concluem a trama, e apenas representam a morte do personagem ou o término abrupto da trama. Todos os 6 finais reais do jogo levam a conclusões diferentes da trama, e podem ser acessados por meio de escolhas realizadas em momentos de decisão. Vale a pena assistir a cada um dos finais do jogo. Caso queira assistir novamente algum final, bom ou ruim, há um menu de Ending List só para isso.

A duração total do jogo leva em torno de 25 horas, mas pode chegar a mais de 30 caso o jogador queira conhecer todos os finais e realizar todos os 20 finais ruins. Ao explorar caminhos alternativos da trama, o jogador também libera belas imagens para a galeria de arte do jogo (muito vasta, por sinal), além de liberar também as músicas para serem ouvidas no Music Player.

Um Espetáculo Sombrio

Archetype Arcadia possui todas as qualidades esperadas de um excelente visual novel. As artes que embelezam o jogo são de alta qualidade, não só no design dos personagens, como na estrutura dos cenários, efeitos de luzes e tudo o mais. As músicas usadas no jogo também são muito boas e memoráveis, passando toda a atmosfera sombria e instigante do jogo. As músicas dão o tom do momento em cena, seja em um combate, uma perseguição de um monstro terrível ou apenas um momento cômico de Slice of Life no qual os personagens estão apenas se conhecendo ou jogando conversa fora.

Mas a maior qualidade esperada em qualquer visual novel sempre será a história. E nesse aspecto, Archetype Arcadia não deixa nada a desejar. A trama é toda muito bem amarrada, o universo criado para o jogo é sombrio e crível, e cada personagem possui um desenvolvimento constante e rápido, nunca ficando lento ou arrastado. Não é um visual novel que demora para engrenar, mantendo a adrenalina em alta constantemente, e mesclando cenas de combate e terror com bons momentos de humor e cenas emocionantes de drama familiar. Os altos da trama são constantes, e os baixos, poucos e bem curtos. É uma história que definitivamente vale a pena ser contada. Valeu a espera!

Archetype Arcadia – Vale a Pena?

Archetype Arcadia foi uma grata surpresa para mim. Encontrei uma história envolvente, grandes personagens e cenas que iam do suspense à ação em uma montanha-russa de emoções. O jogo inspira a aventura o tempo todo, e mantém o jogador ligado a tudo o que está acontecendo e sempre ansioso para ver o que vai acontecer. Recomendo bastante Archetype Arcadia a todos os fãs de visual novel e os que gostam de uma boa aventura.

Archetype Arcadia foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Pqube – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Archetype Arcadia

Gráficos - 9.5
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 10
Som - 10
Dificuldade - 9
Fator Replay - 10

9.5

Archetype Arcadia foi uma grata surpresa para mim. Encontrei uma história envolvente, grandes personagens e cenas que iam do suspense à ação em uma montanha-russa de emoções. O jogo inspira a aventura o tempo todo, e mantém o jogador ligado a tudo o que está acontecendo e sempre ansioso para ver o que vai acontecer. Recomendo bastante Archetype Arcadia a todos os fãs de visual novel e os que gostam de uma boa aventura.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial