Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
NotíciasPC

Anunciado em 2021, Earthblade é cancelado

Um fracasso enorme, comovente e ainda assim aliviador.

Após ser anunciado em 2021 e ficar em desenvolvimento desde então, a desenvolvedora Extremely OK Games decidiu terminar com o desenvolvimento de Earthblade, jogo de ação e exploração 2D. O game conta com talentos que desenvolveram Celeste e seria lançado para PC via Steam.

Após decidir sobre o cancelamento, a Extremely OK Games publicou um comunicado oficial a imprensa:

Olá a todos, tenho uma notícia triste hoje para tocar em 2025. No final do mês passado, Noel e eu tomamos a difícil decisão de cancelar Earthblade. Sim, estamos abrindo o ano com um fracasso enorme, comovente e ainda assim aliviador. Quero descrever neste post o que levou a essa decisão e o que isso significa para o futuro da [Extremely OK Games].

Antes de entrar nisso, no entanto, quero reconhecer que esta notícia provavelmente será um choque para os fãs que aguardam ansiosamente o jogo. Tomamos essa decisão em dezembro e achamos melhor esperar até agora para anunciá-la. Para nós, por dentro, tivemos algum tempo para processar, lamentar e trabalhar para aceitar isso, embora esse processo não seja linear e ainda esteja em andamento. Para aqueles que estão lendo isso agora e que podem estar emocionalmente investidos neste projeto, lamentamos desapontá-lo.

O que aconteceu

No início deste ano, uma fratura começou a se formar na equipe. Especificamente, isso foi entre nós (Noel e eu) e Pedro, um membro fundador da [Extremely OK Games], amigo e colaborador de longa data e diretor de arte da Earthblade e artista de pixel / interface de usuário em Celeste e TowerFall. O conflito girou em torno de um desacordo sobre os direitos de propriedade intelectual de Celeste, que não detalharemos publicamente – este foi obviamente um processo muito difícil e doloroso. Finalmente chegamos a uma resolução, mas ambas as partes também concordaram no final que deveríamos seguir caminhos separados. Pedro agora está trabalhando em seu jogo Neverway, que você deve conferir – nós jogamos e é muito promissor.

Perder Pedro não foi o único fator para cancelar o jogo, mas nos levou a dar uma olhada séria se lutar para terminar Earthblade era o caminho certo a seguir. O projeto tinha muito a oferecer, mas, frustrantemente, também não estava tão adiantado quanto se esperaria após um processo de desenvolvimento tão prolongado. Eu acredito que, se continuarmos apesar de tudo, Earthblade ainda pode ser um ótimo jogo.

Mas valeria a pena a dor? Noel e eu também começamos a refletir sobre como o jogo tem sido para nós trabalharmos no dia-a-dia, e percebemos que tem sido uma luta por muito tempo. Claro, trabalhar em um projeto por tanto tempo está fadado a se tornar um trabalho árduo, mas isso parece um problema mais profundo. O sucesso de Celeste nos pressionou a entregar algo maior e melhor com Earthblade, e essa pressão é uma grande parte do motivo pelo qual trabalhar nisso se tornou tão exaustivo. Pedro não é o culpado por isso – na verdade, a separação com ele nos deu a clareza de ver que perdemos o rumo e a oportunidade de admitir a derrota. Eu me sinto de muitas maneiras sobre isso, mas um grande sentimento é, sem dúvida, o alívio.

Como esta é a internet, quero ser inequívoco aqui que a decisão e a responsabilidade pelo cancelamento de Earthblade são inteiramente minhas e de Noel. Se você estava animado com Earthblade e com raiva de seu cancelamento, Pedro e a equipe Neverway não são o inimigo e qualquer um que os trate como tal não é bem-vindo em nenhuma comunidade [Extremely OK Games].

O que vem a seguir

Embora isso tenha abalado, outros membros da equipe também seguiram em frente. Noel e eu agora queremos pegar todas as (muitas!) lições que aprendemos com Earthblade, limpar a lousa e nos concentrar novamente em projetos de menor escala. Estamos prototipando novamente e explorando em nosso próprio ritmo, e tentando redescobrir o desenvolvimento de jogos de uma maneira mais próxima de como o abordamos no início de Celeste ou TowerFall. Ainda esperamos, é claro, colaborar com Amora, Kyle, Chevy, Lena e Power-Up Audio novamente no futuro. Escalar a equipe principal pós-Celeste acabou sendo um fracasso, e tudo bem. Demos tudo o que temos e a vida continua. Estamos felizes em voltar às nossas raízes e recuperar um pouco de alegria em nosso processo criativo, e ver onde isso nos leva.

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo