Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitchXbox

Alchemist Simulator | REVIEW

Continua após a publicidade..

Lançado originalmente para PC em 2020 e Switch em 2021, Alchemist Simulator finalmente chega para PS4 agora em 2022. O jogo independente de quebra-cabeças alquímicos desenvolvido pelo estúdio polonês Art Game Studios pode ser a pedida ideal para você? É o que veremos no decorrer do nosso review!

  • Jogo: Alchemist Simulator
  • Desenvolvedora: Art Games Studio
  • Publicadora: Art Games Studio
  • Lançamento: 24 de agosto de 2022
  • Número de Jogadores: Single-player
  • Gênero: Puzzle
  • Plataformas: PS4, Xbox One, Switch, PC
  • Site Oficial: Aqui

Dia a Dia de um Alquimista

Nosso personagem principal é um jovem alquimista, que assume o posto do avô, Sr. Inliara, um mestre alquimista muito respeitado na cidade. O nosso avô foi curtir umas viagens longas de férias e deixou seu atelier em nossas mãos. O jogo inteiro se passa no interior do atelier do avô, cercado por intrincados instrumentos alquímicos, ingredientes, e um curioso companheiro. Nosso único companheiro é um rato, sem nome específico, nosso mentor enquanto aprendiz. É com o rato que compramos os ingredientes e entregamos as poções concluídas. O rato é o único ser com o qual interagimos de fato.

Continua após a publicidade..

O jogo avança por meio da conclusão de missões, que são pedidos de clientes por poções. Os pedidos chegam pelo correio diretamente na caixa de correio na porta, e sempre com prazo rígido para serem completados. O prazo se baseia em dias, sendo que um dia leva cerca de 7 minutos de jogo para passar. Quando o prazo se esgota, a missão é cancelada, mas não há penalidade específica, de modo que o jogo continua até que todas as missões sejam completadas. Inicialmente, os pedidos são apenas para uma poção, e bem simples, mas conforme avançamos no jogo, poções mais complexas começam a ser solicitadas. Futuramente, os pedidos começam a incluir múltiplas poções diferentes. A recompensa por completar as missões são dinheiro e fama. O dinheiro é necessário para comprar materiais e novos equipamentos, enquanto a fama aumenta nosso nível de alquimista e nos permite aprimorar ainda mais os equipamentos.

Todos Precisam de uma Poçãozinha

Entregar poções aos clientes é a forma escolhida pelos desenvolvedores para contar a história do local. Cada cliente possui um nome e uma personalidade, e os pedidos irão representar suas necessidades. Entregamos poções de coragem, de força, de resistência, e também venenos, e cada entrega conta uma história. Até mesmo nosso querido vô é um de nossos clientes, assim como o próprio rato. Nossas poções podem definir o andamento da história de alguns personagens, apesar que nada é tão imersivo assim. Em determinados momentos, podemos optar por entregar ou não uma poção de veneno a um assassino com intenções duvidosas, ou podemos escolher ajudar ou não alguém que queira fazer comércio ilícito. Nada disso interfere no jogo de qualquer forma, não há um indicador de moral, é apenas para a consciência do jogador. A história avança sempre da mesma forma.

Os clientes do jogo incluem o Professor Snail, nosso antigo professor na academia de alquimia, o Corpo de Bombeiros, que vive precisando de ajuda para enfrentar os incêndios e resolver problemas, o Caçador da Guilda de Caçadores, que precisa de uma mãozinha contra as perigosas feras, a perigosa Sra. Rosea Venenum, que vive disposta a se livrar de seu não tão querido marido, e outros personagens que servem como sátiras de personagens famosos, como o ator Charles Charlin e o mágico Henri Hulliny.

Quebra-Cabeça Alquímico

Alchemist Simulator é fundamentalmente um quebra-cabeça, e não espere que ele lhe segure pela mão. Cada poção precisa ser confeccionada separadamente, e para isso é preciso entender os fundamentos dos elementos presentes no jogo. O que separa uma poção de outra não são os ingredientes utilizados, e sim os elementos utilizados. Isso quer dizer que podemos fazer as mesmas poções com ingredientes bem diferentes, ou poções diferentes com os mesmos ingredientes, dependendo apenas do modo como manuseamos os elementos presentes nos ingredientes. Tudo isso é rapidamente explicado pelo rato no tutorial, e pode ser revisado por meio do almanaque do jogo, ou da opção de ajuda. Não é difícil pegar o jeito, apenas pode ser um pouco confuso para iniciantes.

O rato vende todos os ingredientes que precisamos, com valores bem diferentes. Para extrair os elementos, precisamos usar equipamentos alquímicos, que já estão quase todos à nossa disposição desde o início. Fabricar cada poção irá exigir concentração e compreensão sobre os elementos e equipamentos, já que não existe um modo de fabricação rápida ou instantânea. Cada poção precisará ser fabricada do zero, quantas vezes precisar. O erro no manuseio errado dos equipamentos pode levar à destruição do ingrediente, o que pode, principalmente no início do jogo, atrapalhar bastante. Não é raro se distrair e usar o equipamentos errado, ou na etapa errada, estragando a poção toda e desperdiçando dinheiro. Sendo assim, aconselho sempre a salvar o jogo com frequência.

Existem quatro grandes ordens, com dois extremos em cada ordem. As ordens são: Vida e Morte, Destruição e Suspensão, Ordem e Caos e Pureza e Corrupção. Os elementos pertencem a cada uma das grandes ordens, que possuem de 3 a 4 níveis de intensidade. Não conseguirá alterar a ordem dos elementos, e nem mesmo a extremidade dentro da mesma ordem, apenas aumentar ou diminuir a intensidade de cada elemento, usando os equipamentos. Por exemplo, um elemento de Vida, dentro da ordem Vida e Morte, jamais passará a ser Morte ou mudará de ordem. Apenas aumentará ou diminuirá a sua intensidade.

Por sua vez, cada ingrediente possui de dois a três elementos por vez, que pertencem a uma dessas grandes ordens. Usando os equipamentos, podemos manipular os ingredientes. Com a tábua de corte, podemos cortar elementos de uma ordem indesejada. Com o secador, podemos diminuir a intensidade de todos os elementos do ingrediente, o que tem efeito contrário do moedor, que aumenta a intensidade. É através da manipulação que conseguiremos a junção perfeita e exata de elementos para chegar ao objetivo de cada poção do jogo. Depois de conseguir os elementos desejados, é só colocá-los no caldeirão e misturar. A poção ficará pronta em instantes, e então é só entregá-la para cumprir a missão, vendê-la ou estocá-la para outro momento. Pode ser meio complicado de entender apenas com palavras, mas assim que começar a jogar irá entender como funciona.

Dia e Noite Fazendo Poções

O dia do jogo dura cerca de sete minutos, e você pode acompanhar o horário por um relógio mágico no Atelier. O tempo passa o tempo todo, mesmo quando estamos apenas lendo o almanaque ou pensando no próximo passo, então não há tempo a perder. Quando chega a noite, precisará ir ao quarto e dormir, ou irá cair de sono, podendo derrubar e perder o que estiver fazendo. Receberá um aviso quando estiver na hora de dormir.

A gestão de tempo é fundamental no jogo, pois tudo leva tempo. Os equipamentos são mágicos e funcionam sozinhos quando acionados. Enquanto algo está acontecendo, é sempre bom ir fazendo outra coisa, para aproveitar cada segundo. Enquanto um ingrediente seca, e outro mói, aproveite para amolar a faca da tábua de corte. Vá adiantando os ingredientes mais usuais para economizar tempo enquanto mexe o caldeirão. Não desperdice tempo. O tempo, em si, é infinito, mas o prazo das missões não.

O jogo inteiro se passa dentro do atelier de alquimia. Não é possível sair, não é possível fazer mais nada além de preparar e comercializar ingredientes e poções. Você passará o jogo todo aceitando missões, comprando ingredientes com o rato, manipulando e vendendo as poções realizadas. Não há mais nada a fazer ou com o quê se preocupar além disso.

Um Alquimista Cada Vez Melhor

Conforme produz mais e mais poções e completa missões, ganhará fama. A fama lhe permitirá receber novos pedidos de novos clientes, e também possibilitará a compra de melhorias para seu atelier. é possível comprar equipamentos melhore, como por exemplo uma tábua de corte que consegue cortar mais rápido e com menor desgaste da faca. Também é possível fazer um moedor mais forte, ou uma estante com mais espaço para ingredientes. Tudo isso irá auxiliar a poder fazer poções mais rapidamente.

Quando completar algumas missões principais, irá ganhar novos equipamentos, como o Limpador e o Espremedor, que permitirão ao jogador fazer poções mais complexas bem mais rápido. O que é um baita alívio, pois a repetição pode ser bem enfadonha quando se faz as mesmas poções de novo e de novo. Também tem a questão de tempo e de economia de dinheiro, pois, se pudermos obter elementos melhores mais rápido e com ingredientes mais baratos, sobra tempo e dinheiro para produzirmos mais e mais poções e ficarmos cada vez mais ricos e famosos.

O jogo começa bem lento, e se mantém lento ao longo de todas as 10 ou mais horas de jogatina, mas é gratificante quando se entende tão bem o processo a ponto de começar a fazer poções complexas de cabeça. Olhar para os ingredientes e saber exatamente o que fazer com cada um sem precisar mais olhar o almanaque nos faz se sentir um verdadeiro mestre alquimista. Pena que o jogo não tenha variação de conteúdo e nem complexidade avançada para não matar o jogador de tédio antes disso.

Alchemist Simulator – Vale a Pena?

Alchemist Simulator falha em pontos-chave e eu só recomendo mesmo para os mais fanáticos admiradores de quebra-cabeça de alquimia. Pelo preço cobrado, o conteúdo é parco e logo tendo a ficar muito enjoativo. É capaz de garantir algumas horas de diversão, mas poderia ter sido muito bem incrementado no tempo em que levou para chegar ao Playstation.

Alchemist Simulator foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Art Games Studio – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Alchemist Simulator

Gráficos - 75%
Jogabilidade - 70%
Diversão - 85%
Som - 65%
Dificuldade - 75%
Fator Replay - 65%

73%

Alchemist Simulator falha em pontos-chave e eu só recomendo mesmo para os mais fanáticos admiradores de quebra-cabeça de alquimia. Pelo preço cobrado, o conteúdo é parco e logo tendo a ficar muito enjoativo. É capaz de garantir algumas horas de diversão, mas poderia ter sido muito bem incrementado no tempo em que levou para chegar ao Playstation.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo