Após ter feito três grandes anúncios, revelando o Steam Controller, Steam Machine e seu óculos de realidade virtual, Steam Frame, todos se perguntaram quais os planos da empresa para o aclamado Steam deck. O engenheiro de software da Valve, Pierre-Loup Griffais falou sobre o sucessor do Steam deck, e manteve a posição de que o aparelho não deve chegar em breve.
Segundo Griffais, a Valve está mais interessada outros avanços, bem como melhorias feitas na arquitetura de hardware. Com isso, a empresa atualmente tem uma “boa ideia” de como é o sucessor do Steam Deck, mas os recursos oferecidos nesse momento, não são interessantes o suficiente para a Valve lançar um suposto Steam Deck 2.

Obviamente, o Steam Deck não é nosso foco hoje, mas as mesmas coisas que dissemos no passado, onde estamos realmente interessados em trabalhar no que vem a seguir para o Steam Deck… o que estamos garantindo é que é uma atualização de desempenho que vale a pena o suficiente para fazer sentido como um produto independente.
Não estamos interessados em chegar a um ponto em que seja 20, 30 ou até 50% mais desempenho com a mesma duração da bateria. Queremos algo um pouco mais demarcado do que isso. Então, estamos trabalhando com os avanços do silício e melhorias arquitetônicas, e acho que temos uma boa ideia de qual será a próxima versão do Steam Deck, mas no momento não há ofertas nesse cenário, no cenário do SOC, que achamos que seria realmente um Steam Deck de desempenho de última geração.
— Pierre-Loup Griffais

Steam Deck e Steam Machine juntos
Falando sobre a Steam Machine, Griffais ressalta que o futuro aparelho caminhará lado-a-lado com o Steam Deck. Ambos compartilham similaridades que farão os desenvolvedores produzirem jogos que vão atender ambos os públicos. Segundo Griffais, a intimidade dos aparelhos reduz a variação de hardware para os desenvolvedores acabará sendo um dos pontos fortes da Steam Machine. Também ajuda o fato de a Valve ter anunciado que expandirá seus processos verificados do Steam Deck para incluir também o Steam Machine nas classificações de compatibilidade dos jogos, ou seja, a Valve garante o suporte para o Steam Deck por mais alguns anos.
E assim, assim como o Steam Deck, cada Steam Deck tem o mesmo nível de desempenho e pode rodar todos os jogos no Steam e todos os jogos que são verificados pelo Steam Deck, era muito importante para nós que mesmo apenas o processo inicial de descobrir que uma Steam Machine é um produto para você já não estava amarrado em um monte de opções diferentes com base em quais jogos você tem que deixar para trás ou outras escolhas como essa.
— Pierre-Loup Griffais
Fonte: Gaming Bolt




